terça-feira, 23 de julho de 2013

Matéria



Fonte: Revista Superinteressante

Achei a matéria interessante apesar de algumas dúvidas se todos os autores listados podem mesmo  serem definidos como nerds. Mas vale a pena a leitura!

10 escritores nerds que você precisa conhecer


Douglas Adams, autor da série Guia do Mochileiro das Galáxias, conquistou tantos fãs ao redor do mundo que tem até um dia dedicado à sua obra. O Dia da Toalha surgiu como uma forma de transformar seu aniversário de morte em uma data divertida.  Além da toalha, outras expressões criadas por ele fazem parte do universo nerd até hoje, como a clássica 'Não entre em pânico' e o número 42, apontado pelo autor como a resposta para a pergunta fundamental que explica a vida, o universo e tudo mais.



A série de livros Crônicas de Fogo e Gelo transformou George R. R. Martins em uma das maiores referências da literatura fantástica. A saga, adaptada para a TV pela HBO, trata das disputas de poder travadas pela nobreza de Westeros. Reviravoltas, guerras, incestos e magia são alguns dos ingredientes da complexa trama desenvolvida ao longo dos livros já publicados.



Sempre ambientados em mundos fantásticos e sombrios, os romances e quadrinhos de Neil Gaiman não podem ficar de fora de uma biblioteca nerd. Entre eles, a cultuada série Sandman e o livro Deuses Americanos.



Stan Lee criou alguns dos super-heróis mais famosos de todos os tempos. Entre seus personagens mais famosos estão o Homem-Aranha, Incrível Hulk, Homem de Ferro, X-Men, Demolidor, Thor, Os Vingadores e Quarteto Fantástico.



Stephen King é um dos mais conhecidos autores do gênero Terror Fantástico de todos os tempos. Sua obra já foi traduzida para mais de 40 idiomas e muitas de suas histórias foram adaptadas para TV e o cinema. Seu primeiro livro, Carrie, A Estranha, está entre seus maiores sucessos, junto com O Apanhador de Ossos, O Iluminado e À Espera de um Milagre.



A maior obra de Terry Pratchett é a série Discworld. Ambientada em um mundo medieval fantástico, os livros tratam com ironia e bom humor das idiossincrasias e incoerências das sociedades criadas por ele, que, em alguns momentos, se parecem muito com a nossa.



J. R. R. Tolkien é, sem dúvida, o maior nome da literatura fantástica. Conhecido por ter criado a Terra Média, um mundo medieval com mitologia, história e geografia própria, ele influenciou todas as gerações de escritores fantásticos que vieram depois. A trilogia O Senhor dos Anéis é seu trabalho mais conhecido, mas outros livros, como O Hobbit e Silmarillion também merecem lugar de destaque na sua prateleira.




Em seu livro mais famoso, Neuromancer, William Gibson criou o movimento ciberpunk e inventou o termo ciberespaço. A história se passava em um futuro violento, cheio de tecnologia, capitalista e virtual. Seu livro também serviu de inspiração para a trilogia cinematográfica Matrix.



Escritor e bioquímico, Isaac Asimov ficou conhecido pela Trilogia da Fundação e pela série Robôs. Ele é considerado um dos grandes nomes da ficção científica, tendo demonstrado em suas obras uma gama variada de possibilidades futurísticas.



H. G. Wells foi o primeiro a abordar em seus livros temas que, mais tarde, se tornaram frequentes na ficção científica, como A Máquina do Tempo, O Homem Invisível e a Guerra dos Mundos. Esse último foi adaptado diversas vezes para o cinema, sendo a última em 2005, por Steven Spielberg.



2 comentários:

  1. AMEI esse post!

    xoxo

    Books & Emotions
    http://books-and-emotions.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Também achei interessante a matéria. Não sei se consideraria todos nerd, mas que são todos muito bons são!!!

    ResponderExcluir