quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Matéria

E-READER



O e-reader (leitor de livros digitais) é um aparelho que tem como função básica a leitura de e-books (livros digitais). Ele utiliza uma tecnologia diferente dos tablets que tem as telas de cristal líquido (LCD). A tecnologia dos e-readers não cansa a vista, ela é conhecida como e-ink que faz com que a tela dê a sensação de estar lendo um livro físico. A tela não reflete a luz, nem mesmo em ambientes externos. 
Já encontramos disponível vários modelos de e-readers, os mais conhecidos são o Kobo Glo distribuído pela Livraria Cultura desde 2012 e que demora um pouco mais de tempo para entrega, já que é importado. No Brasil, a Positivo lançou o Positivo Alfa e a Amazon, o Kindle.
Podemos encontrar no Brasil outras marcas um pouco menos comentadas, como o da Sony e do Gato Sabido.

Fazendo uma pesquisa na internet pude notar que as diferenças entre um e outro modelo são poucas.

Luz própria

O Kobo Glo e o Kindle Paperwhite apresenta uma iluminação própria que é emitida pela parte de trás da tela fazendo com a luz seja distribuída de uma maneira uniforme sem cansar a vista.
O e-reader da Positivo não tem essa iluminação.

Formato 

O Kobo Glo e o Positivo Alfa permitem que os usuários leiam livros em formato ePub, que é o formato mais comum no mercado, enquanto o Kindle Paperwhite lê arquivos mobi. Mas isso não atrapalha já que atualmente existem vários programas gratuitos que fazem conversão. Fazendo com que no fim das contas o formato não seja um dos requisitos mais importantes na escolha do e-reader. Um bom programa para conversão é o Calibre.


Teclado

O Kobo Glo e o Kindle Paperwhite tem um teclado virtual (touchscreen) que é utilizado para virar as páginas e navegar pelo menu principal. O kindle possui um único botão físico para ligar e desligar o aparelho.
O Positivo Alfa possui tanto o teclado virtual como os botões físicos. Nesse caso fica a escolha do usuário utilizar o que ele melhor se adapta.
  
Preço

A Livraria Cultura está vendendo o Kobo Glo por 479 reais, com wi-fi.
O kindle pode ser encontrado por 599 reais com wi-fi e 3G gratuito.
O Positivo Alfa está custando 399 reais com wi-fi.

Opinião pessoal:

Quando eu resolvi comprar um e-reader fiz uma longa pesquisa na internet para conhecer os modelos mais acessíveis. Logo descartei o Kobo pela demora na entrega que estava em 8 dias úteis. Eu demoro um pouco para decidir comprar, pesquiso várias vezes, decido e espero o dia seguinte pra ver se é isso mesmo que eu quero, mas no momento que eu resolvo quero que chegue logo, por isso desisti do Kobo.

E me vi diante do Kindle e do Positivo Alfa.

A iluminação pendeu a balança pro Kindle. 
O formato não me preocupou por causa dos conversores. 
A opção de teclado virtual e físico pendeu a balança pro lado do Positivo e com isso entrou em equilíbrio novamente. 
O preço me fez optar pelo Positivo Alfa que além de ser o mais barato ele ainda vem com a capa de proteção incluída, lindinha por sinal. 
Pronto, minha decisão estava tomada e comprei o meu POSITIVO ALFA.



De forma alguma eu vou deixar de ler livros físicos. Sentir a textura do livro, sentir o cheiro de livro novinho, folhear as páginas, são prazeres que só os amantes de livros compreendem, então eu acredito que nunca os livros digitais vão substituir os livros físicos, mas em relação a praticidade o e-reader facilitou e muito minha vida. Carregar livros pesados na bolsa era um tormento e eu acabava ou somente lendo em casa ou então lendo dois livros ao mesmo tempo procurando sempre um livro com menos páginas para carregar, mas sabemos que escolher um  livro dessa forma é difícil.
O e-reader comporta em média 1500 livros e assim eu consigo carregar mais de um livro para o caso de terminar um livro e já ter vontade de começar imediatamente outro. Nunca carreguei mais do que 26 livros por não ver necessidade.
No começo eu achava que não ia me acostumar tanto com o leitor digital e que somente o utilizaria na rua, mas acabei me acostumando e já li vários livros somente com ele. Manter uma biblioteca com mais de 1000 livros é muito mais fácil sendo digital, em casa nem teria lugar para tantos livros, infelizmente.

E vocês, já tem o seu e-reader?



OBS: Nas fotos em ordem: Kobo, Kindle, Positivo Alfa.

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © 2015 Livros & Prosas
| Distributed By Gooyaabi Templates